Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Turismo

Espaço de peças sacras da igreja da Ordem Terceira do Carmo é reaberto para visitantes

"É um acervo fascinante que muitas vezes o próprio baiano desconhece e um valioso atrativo para os turistas que passeiam pelo Centro Histórico de Salvador", disse o secretário da Sedur sobre o local.


Foto: Setur

O espaço que guarda o acervo de peças sacras da igreja da Ordem Terceira do Carmo (Santo Antônio Além do Carmo), em Salvador, conhecido como Casa Forte, que estava fechado por medidas preventivas contra a Covid-19, foi reinaugurado ontem (18) e será aberto para as visitas a partir de hoje (19), das 9h às 17h.

A Casa Forte possui incensários e jarras utilizadas na procissão da Sexta-Feira Santa. Além destas e outras peças, também há artigos preservados no templo, fundado em 1636, como a escultura em cedro do Senhor Morto, feita pelo escravo Francisco Xavier das Chagas, no século 18. A peça mede 1,80 metros, possui articulações nos braços e reúne 2 mil fragmentos de rubi. Na procissão da Sexta-Feira da Paixão ela é conduzida em um esquife de jacarandá e prata pelas ruas do Centro Histórico.

A reinauguração ocorreu após a missa de encerramento do tríduo preparatório para a Festa de Santa Teresa D"Ávila, que teve entre os convidados o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

"É um acervo fascinante que muitas vezes o próprio baiano desconhece e um valioso atrativo para os turistas que passeiam pelo Centro Histórico de Salvador", afirmou Fausto Franco.

As missas na igreja são celebradas no primeiro e terceiro domingo do mês, às 9h; as segundas e sábados, às 19h30 e, em outros dias, às 7h.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!