Geral Setembro Amarelo

Depressão é uma das principais causas de suicídio no mundo; Saiba como ajudar a quem enfrenta esse problema

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Suicídio, segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por Rafael de Jesus

10/09/2020 às 06:57:18 - Atualizado há
Foto: Divulgação/Campanha

Você conhece alguém que sofre de depressão? Essa é a principal causa de suicídio em todo o mundo, ao lado de outros transtornos mentais. Hoje (10) é o Dia Mundial de Combate ao Suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos.

Com o objetivo de alertar, prevenir e reduzir os números alarmantes registrados todos os anos, desde 2014 a Campanha Setembro Amarelo, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), alerta sobre o problema.

São registrados no Brasil cerca de 12 mil suicídios anualmente e mais de um milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

" A questão existencial e a dor emocional profunda são os pontos mais delicados desta temática e por isso é tão importante de ser falado e lembrado, pois existem maneiras de prevenir", explica a psicóloga Railda Teles.

Ainda com dados divulgados pela OMS o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, ficando apenas atrás dos acidentes de trânsito. Railda esclarece que o processo até que se chegar à decisão não é de uma hora para outra. "O suicida sente uma sensação imensurável, intolerável e interminável. Imagine viver esses pensamentos todos os dias? Não é frescura, é uma questão muita séria e precisa ser discutida, porque ao contrário do que se imagina, a decisão de ceifar a própria vida não ocorre de forma aleatória, sem finalidade, é um processo longo, de dor, sofrimento e, na maioria das vezes, muito solitário", continua.

Foto/Arquivo Pessoal (psicóloga Railda Teles)


Como ajudar e apoiar de forma positiva alguém que tem pensamentos suicidas?

Não é fácil ouvir que alguém tem o desejo de tirar a própria vida, nem sempre se sabe o que fazer diante da situação. "A primeira coisa que precisamos compreender é que o indivíduo potencial pode estar em uma crise existencial, emocional ou ambas juntas e neste momento você precisa estar calmo e disposto a ouvi-lo sem julgamentos" esclarece a psicóloga.

Para as pessoas que têm esse sentimento e não contam para ninguém, mas tem esses pensamentos, ela orienta que seja feita uma reflexão sobre tudo e reforça a importância em admitir que há um problema ser resolvido, e que sempre há solução . " É preciso deixar o medo, a frustração e a vergonha de lado e conversar com alguém que se confia sobre isso, cultivar bons hábitos e, principalmente, buscar uma ajuda profissional"

Foi o que fez Joseano de Jesus, 23, que há um pouco mais de ano atentou contra a própria vida. "Eu me sentia sem apoio. Como tenho depressão e ansiedade desde a infância, chegou o momento que precisei de ajuda. A ansiedade foi a primeira e depois veio a depressão, ambas são irmãs, a ansiedade pega você pela mão e a depressão te empurra pro buraco", desabafou.

Disse também que a terapia ajudou a cuidar da saúde mental. "Ter alguém profissional para me aconselhar e me entender, fazer eu me enxergar na situação, não como protagonista, mas como alguém observando de fora, e entender como cuidar dessa parte de minha vida ajudou bastante, finalizou".

Card Ilustrativo (Dicas de como ajudar quem precisa de cuidados)



Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia