A população tem comemorado a redução dos crimes na região.
Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), localizado no Litoral Norte da Bahia, com uma população de mais de 200.000 habitantes, tem chamado atenção positivamente quando o assunto é segurança pública.
Isso porque, de acordo com dados da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar, há 77 dias não são registrados homicídios na área de atuação da unidade. Os números refletem na expressiva redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) apresentados no balanço da Secretaria da Segurança Publica, que realiza um comparativo dos números com o mesmo período do ano anterior.
Segundo o comandante da Companhia da Polícia Militar de Lauro de Freitas, o Tenente Coronel Maurício Botelho, os números representam um conjunto de ações integradas que vem sendo realizadas em toda a região, com o estudo e avaliação da mancha criminal, podendo assim realizar a distribuição das guarnições em pontos estratégicos, ampliação das equipes de motopatrulhamento para garantir a população uma pronta-resposta mais eficaz, além da realização de abordagens de rotina e ações de presença nos pontos de maior vulnerabilidade.
Em conversa com o Comandante, Ten Cel Maurício Botelho, a aproximação da polícia com a comunidade, além do trabalho de humanização e valorização dos policiais militares, foram fatores fundamentais para que fosse alcançada uma redução tão expressiva nos índices, ações que segundo o comandante fazem parte dos pilares estratégicos utilizados pela gestão, os "3 is": Integração; Inteligência; e, Investimento. Seguindo a orientação do Comando-geral da corporação e do Secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
"Estamos colhendo os frutos de um trabalho sério, planejado e comprometido com a vida. Cada dia sem registro de morte violenta é uma vitória não só da Segurança Pública, mas para toda a população de bem de Lauro de Freitas, refletindo diretamente na qualidade de vida de quem mora ou visita o município, reforçando, através de nossas ações, a sensação de segurança e a tranquilidade nas ruas", destacou o comandante da 52ª CIPM, Ten Cel PM Botelho.