Ação imuniza grupos prioritários com vacina atualizada para 2025 e reforça importância da prevenção contra o vírus influenza
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2025 segue em ritmo acelerado em Camaçari, imunizando moradores nos postos de saúde da sede e da orla do município. A vacinação contra a influenza é considerada a principal estratégia de prevenção, promovendo proteção no período de maior circulação viral e reduzindo riscos de agravamento da doença, internações e óbitos.
Nesta sexta-feira (11), Edvaldo Meira, 72 anos, foi até a Unidade de Saúde da Família (USF) Gleba B para se vacinar. "Sempre mantenho minhas vacinas em dia. Já trabalhei no Sistema de Justiça e sempre tive esse cuidado. Hoje continuo com o mesmo zelo pela minha saúde", destacou o aposentado, elogiando o atendimento da equipe.
A campanha, iniciada no dia 31 de março, disponibiliza a vacina contra influenza nas salas de vacinação das unidades de saúde do município e no Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres). A nova versão do imunizante protege contra as cepas A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09, A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria), podendo ser aplicada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional.
Também nesta sexta, o fisioterapeuta Ítalo Almeida, 26 anos, levou o filho de 7 meses para receber a vacina. "Vacinar é essencial. Faz parte da Atenção Primária à Saúde e evita a sobrecarga futura do sistema", afirmou.
A população com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas fazem parte do grupo prioritário. A vacinação também contempla indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, segurança e educação, além de caminhoneiros, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas e deficiências permanentes.
A técnica de enfermagem Tatiane Lyra reforçou que a vacinação ajuda a conter a circulação do vírus e protege toda a comunidade. "É uma prevenção coletiva. Ao se vacinar, o cidadão protege a si e aos outros", afirmou.
Em Camaçari, a mobilização pela saúde preventiva segue com apoio das equipes das unidades básicas, reforçando a importância da imunização e a disponibilidade da vacina contra a gripe 2025 para os públicos elegíveis.