Após perder uma chuva de oportunidades, o Leão encontrou o gol com o centroavante Carlinhos, que foi um dos estreantes da noite.
Foi no sufoco e no apagar das luzes, mas o Vitória conseguiu vencer a equipe do Porto-BA pelo placar de 2 a 1, na noite deste sábado (8), pela 8ª rodada do Campeonato Baiano, no estádio Manoel Barradas (Baradão), em Salvador.
O Rubro-Negro saiu na frente no placar, com gol marcado pelo atacante Fabrício Santos, mas viu o time do sul do estado empatar ainda na etapa inicial com Napão. Após perder uma chuva de oportunidades, o Leão encontrou o gol com o centroavante Carlinhos, que foi um dos estreantes da noite.
Com o resultado, o Vitória segue invicto na temporada e se isolou na liderança do Baianão, com 15 pontos - quatro vitórias e três empates. Agora, o Rubro-Negro volta suas atenções para a Copa do Nordeste, onde recebe o Ferroviário, na próxima quarta-feira (12), mais uma vez no Barradão.
O jogo
O Vitória começou melhor a partida, tentando se impor e fazendo valer o mando de campo. A primeira jogada de perigo veio logo no primeiro minuto de jogo, em cruzamento de Osvaldo que Matheusinho apareceu para mandar para o gol, mas sem perigo para o goleiro Patyêgo.
A resposta do Porto veio aos 6 minutos, em finalização do centroavante Napão, de fora da área, que passou à esquerda da meta do arqueiro rubro-negro. Dois minutos depois, o Leão chegou novamente com perigo, após cruzamento rasteiro de Hugo para Ronald, que dominou e finalizou em cima da defesa do Porto.
Precisou de apenas 10 minutos para as redes balançarem pela primeira vez no Barradão. Após boa trama de Claudinho e Matheusinho, o meia cruzou e o atacante Fabrício Santos se antecipou para mandar para o fundo do gol e abrir o placar para o Leão da Barra.
O Vitória seguia pressionando e, aos 17 minutos, Osvaldo balançou para cima da marcação e finalizou rasteiro para boa defesa de Patyêgo. Mesmo pior na partida, o Porto conseguiu igualar o marcador aos 19, após cruzamento de Diki Santos que o centroavante Napão não desperdiçou.
Dois minutos depois, o Vitória tentou voltar à frente em boa triangulação que terminou em finalização de Mosquito e boa defesa de Patyêgo. No minuto seguinte, em jogada de escanteio, a bola sobrou para Fabrício Santos e Patyêgo operou mais um milagre no Barradão.
Aos 31, Gustavo Mosquito vai até a linha de fundo e cruza rasteiro, mas Osvaldo pega mal e manda por cima do gol. No lance seguinte, Matheusinho roubou a bola no campo de ataque e rolou para Fabrício Santos, que girou para cima da marcação e chutou no zagueiro do Porto.
Aos 40, Baralhas recebe na entrada da área e finaliza bem para outra grande defesa de Patyêgo. No lance seguinte, Osvaldo manda na cabeça de Fabrício Santos, que finaliza na trave e não consegue colocar o Vitória novamente à frente, fazendo com que as duas equipes fossem para o intervalo com o 1 a 1 no placar.
Segundo tempo
A etapa final começou com o Vitória totalmente em cima. Osvaldo lançou Fabrício Santos que ganhou da marcação e tentou rolar para Matheusinho, mas a defesa interceptou na 'hora H'. Para dar mais velocidade ao ataque, o técnico Thiago Carpini promoveu uma estreia e sacou o 'vovô' para dar lugar a Lucas Braga.
O Leão seguia em cima e, em cruzamento de Mosquito, o meia Pedro Lima, do Porto, cabeceou a bola na própria mão, mas o árbitro não marcou o pênalti para a indignação da torcida e dos jogadores rubro-negros. Aos 20, Mosquito faz boa jogada e toca para Ronald, na entrada da área, finalizar próximo ao gol de Patyêgo.
Carpini seguia querendo o time mais ofensivo e tirou Mosquito para dar lugar a mais um estreante: o centroavante Carlinhos. Logo na primeira jogada, o camisa 99 encontrou boa bola em profundidade para Matheusinho, mas o goleiro do Porto se antecipou bem para fazer o corte.
Aos 28, Matheusinho faz bom cruzamento para Fabrício Santos, que dominou no peito, mas não conseguiu chutar. Na sequência, Baralhas finalizou em cima da defesa do Porto. Três minutos depois, Carlinhos lança Fabrício Santos e novamente Patyêgo se antecipa, mas, na hora de afastar, o goleiro se atrapalhou e chutou no rosto do zagueiro Everton, fazendo a bola sair em escanteio, que o Vitória desperdiçou.
Bruno Xavier entrou aos 36 minutos no lugar de Ronald. Em seu primeiro lance, aos 38, ele chutou cruzado para defesa de Patyêgo. O Vitória se lançou todo no ataque. Aos 42, cruzamento de Claudinho e Lucas Braga cabeceou para mais um milagre de Patyêgo. Na sequência, Matheusinho ainda finalizou rente a trave para fora.
Tudo parecia caminhar pelo empate, principalmente com a chuva de oportunidades perdidas pelo Vitória. No entanto, aos 44, Matheusinho fez linda jogada e cruzou para Carlinhos cabecear. A bola ainda bateu no travessão antes de morrer no fundo do gol. Fabrício Santos ainda perdeu uma chance clara, mas, mesmo assim, o Leão conseguiu sair vitorioso na partida.