Nas últimas 48h, acumulado de chuva ultrapassou 100 mm em bairros da capital baiana.
A segunda-feira (25) amanheceu com chuva em Salvador. De acordo com a Defesa Civil da capital baiana (Codesal), o alerta é para a continuidade de chuvas moderadas a fortes, com risco para alagamento e deslizamento de terra.
? Nas últimas 48h, o acumulado de chuvas chegou a 110 mm, quando a média histórica esperada para todo o mês de novembro é 108,2 mm.
Entre as ocorrências registradas pela Codesal nesta segunda-feira, está o desabamento da laje de um imóvel construído irregularmente no bairro de Nova Brasília. Um adolescente de 14 anos estava dentro da casa e foi retirado por vizinhos.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) foi acionada para demolir as partes remanescentes do imóvel.
No bairro da Pituba, o deslizamento de terra de uma obra do Governo do Estado derrubou parte do muro de um prédio. Cerca de 10 moradores não podem tirar os carros do local devido ao risco de mais deslizamentos. Ninguém ficou ferido.
Segundo os moradores do prédio, a obra já havia causado transtornos e os responsáveis foram notificados há cerca de um mês.
Ao g1, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) informou que as obras são referentes a modernização e ampliação do Colégio Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Corrêa de Menezes Sant'Anna. Durante as chuvas, um bueiro externo entupiu e causou o acidente. A Conder ainda afirmou que está trabalhando para a reconstrução do muro e vai implementar medidas de segurança na área.
Ainda nesta segunda, a Capitania dos Portos da Bahia interrompeu as travessias Salvador - Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e Salvador - Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, devido as condições meteorologicas.
A Marinha ainda informou que a região está com bandeira de navegação vermelha, o que indica perigo. Por isso, não é recomendada a navegação na faixa litorânea entre Porto Seguro e Salvador, e na Baía de Todos os Santos.