O tempo chuvoso em Ilhéus, no sul da Bahia, desde a última quarta-feira, 28, levou os pilotos a realizarem arremetidas com quatro aviões no Aeroporto Jorge Amado. A informação foi confirmada pela concessionária responsável pelo aeroporto.
Um vídeo que circula nas redes sociais, flagra o momento em que um avião da Azul realizou a arremetida (assista acima). A companhia aérea informou que, após a manobra, o piloto conseguiu pousar o avião com sucesso e desembarcar os passageiros em segurança.
Outro voo que realizou a arremetida pertence à companhia Gol, que acabou cancelando dois voos com destino a São Paulo. A previsão é de que os passageiros possam retomar suas viagens na quinta-feira.
Em Ilhéus, os incidentes de arremetida foram causados pelas chuvas e ventos fortes que afetaram a cidade durante o dia. Segundo a Defesa Civil local, as rajadas de vento chegaram a atingir 40 km/h.
A arremetida é um procedimento padrão e seguro na aviação. Esse processo ocorre quando o piloto precisa interromper o pouso, seja enquanto o avião ainda está no ar ou já tocou o solo.
Entre os principais motivos para uma arremetida estão mudanças abruptas na direção ou velocidade do vento, fortes turbulências, chuvas intensas na área do aeroporto ou a presença de obstáculos como animais ou detritos na pista.