São diversos canais abertos para receber denúncias e tirar dúvidas
As modernas tecnologias têm reflexo direto no atual modo de vida e estão presentes também em todo contexto relacionado ao processo eleitoral. Sua utilização simplifica a vida dos cidadãos/eleitores, desde o momento da solicitação do título eleitoral, ao acompanhamento das informações sobre os candidatos. Também, com grande destaque, na votação com urna eletrônica e para denúncias de crimes eleitorais.
Os diversos canais abertos para receber as informações sobre condutas que ferem as leis brasileiras favorecem a ação dos denunciantes e dos órgãos envolvidos no processo. Um deles é o aplicativo "Pardal" focado nas propagandas irregulares, que na primeira semana recebeu mais de 4 mil denúncias. Na versão 2024 estão disponíveis e podem ser baixados pelo usuário o Pardal Móvel, o Web e o ADM (para trâmite interno entre os órgãos).
Mas as denúncias vão muito além de irregularidades da propaganda eleitoral e outros canais podem ser acessados, como o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade). Para esclarecimentos existe o "Programa de Enfrentamento à Desinformação" e o "Fato ou Boato?". Em caso de dificuldade para acesso remoto, as pessoas podem procurar uma delegacia de polícia e o Ministério Público.
Ferramentas on-line
Através de ferramentas on-line oferecidas pela Justiça Eleitoral do estado também é possível obter dados pessoais como o status do título de eleitor. Para isso os baianos podem entrar no portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e acessar a seção "Situação Eleitoral" na aba de Serviços.
Já o autoatendimento pelo portal do Tribunal Superior Federal (STF) oferece diversas opções na aba de Serviços Eleitorais, úteis para quem vota em outubro. Além de informações sobre a situação cadastral, local de votação e forma de justificar se não puder comparecer em sua seção, também é possível por meio digital conseguir certidões, consultar débitos e quitar multas.
Outra opção é o Chatbot Maia, via WhatsApp. Tem conversa autoexplicativa para informações sobre o título, bem como atendentes habilitados através do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor. Para o e-Título é preciso baixar o aplicativo para smartphone ou tablet, nos sistemas iOS ou Android.