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Sete unidades SAC passam a emitir a nova carteira de identidade em Salvador e na Região Metropolitana; confira

CIN começa a ser emitida em novas unidades nesta quinta-feira (1º). Confira as mudanças em relação ao RG e quais documentos levar para conseguir emitir documento.

Por G7 Bahia

01/08/2024 às 10:32:39 - Atualizado há
Foto: Reprodução

A partir desta quinta-feira (1º), cinco postos SAC de Salvador e dois da Região Metropolitana começarão a emitir a Carteira de Identificação Nacional (CIN). Com a expansão, nove unidades passarão a prestar o serviço na capital baiana e RMS.

No estado, o documento já era emitido em duas unidades: Pituaçu e Salvador Shopping, ambas na capital baiana.

A primeira via é gratuita e é preciso agendar o serviço através do aplicativo ou site do GOVBA.

???? A partir desta quinta, os seguintes postos SAC passarão a emitir o documento:

  • Barra
  • Bela Vista
  • Shopping da Bahia
  • Comércio
  • Uruguai
  • Camaçari
  • Lauro de Freitas

A partir do dia 8 de agosto, outras unidades do SAC da capital baiana e da RMS passarão a emitir o documento. São eles: Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, em Salvador; e Candeias e Simões Filho, na Região Metropolitana.

Já no dia 15 de agosto, os seguintes postos do interior do estado passarão a fazer o serviço:

  • Feira de Santana - SAC Feira I e II;
  • Vitória da Conquista - Conquista I e II;
  • Ilhéus;
  • Irecê;
  • Itabuna;
  • Barreiras

Quais são as mudanças?

A CIN tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Além disso, é permitido incluir outros números de documentos, como:

  • CNH;
  • carteira de trabalho;
  • título de eleitor;
  • certificado militar.

Também podem ser adicionadas outras informações, como:

  • condições de saúde - Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, desde que apresentados atestados ou relatórios médicos;
  • informações de tipo sanguíneo e fator RH (exigido exame laboratorial);
  • opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação; caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro.

A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.

O documento ainda tem um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.

Quais documentos levar para emitir a CIN?

Para fazer o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia.

Preciso mudar o documento logo?

Não, os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.

Fonte: G1
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