Geral Vacinação

Salvador monta postos de vacinação contra gripe e dengue neste sábado (16)

A estratégia acontece em mais de 50 de pontos de vacinação, das 8h às 16h.

Por G7 Bahia

16/03/2024 às 11:28:54 - Atualizado há
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Para otimizar o acesso à imunização e fortalecer a proteção dos soteropolitanos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai oferecer neste sábado (16) a vacina contra gripe e dengue em Salvador. A estratégia acontece em mais de 50 de pontos de vacinação, das 8h às 16h.

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, reforça o convite para que a população busque pelos serviços municipais. "Disponibilizamos em mais um sábado diversas salas de vacinas e unidades volantes, bem como fortalecemos a parceria com shoppings para possibilitar aos soteropolitanos o alcance às doses de cuidado e proteção de maneira facilitada. Aproveitem o dia para irem a um dos nossos pontos e se protejam contra a dengue e a gripe, um ato importante de cuidado individual e coletivo", orienta a gestora.

Dengue A dose do imunizante está disponível para crianças e pré-adolescentes de 10 a 14 anos. A aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal.

Gripe – A vacina contra a gripe será ministrada para os seguintes grupos:

Prioritários: trabalhador da saúde/ Professores do ensino básico e superior/ Profissionais das forças de segurança e salvamento/ Profissionais das Forças Armadas/ Caminhoneiros/ Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso/ Trabalhadores portuários: necessária apresentação de documento que comprove o exercício efetivo da profissão/função (exemplo: contracheque; contrato do serviço, carteira de trabalho, declaração emitida pelo empregador);

Gestantes: para este grupo não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente para a vacinação a informação sobre seu estado de gravidez;

Puérperas: serão consideradas aquelas no período até 45 dias após o parto. Deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros;

Idosos com 60 anos ou mais de idade: deverão receber a vacina influenza mediante apresentação de documento que comprove a idade;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais elencadas pelo Ministério da Saúde: deverão comprovar a comorbidade através de relatório médico ou prescrição médica ou resultado de exames;

Pessoas com deficiência permanente: serão considerados indivíduos com deficiência permanente aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:

* Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; - os indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;

* Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos;

* Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite suas atividades habituais, tais como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Para estes casos, será considerada a autodeclaração.

Lista das unidades deste sábado (16):

São Caetano/Valéria – USF Lagoa da Paixão, USF Recanto da Lagoa 2, USF Capelinha, USF Pirajá e UBS Frei Benjamim.

Centro Histórico – Shopping Piedade (somente vacina gripe para os grupos prioritários a partir de 12 anos, das 9h às 16h) e UBS Santo Antônio.

Boca do Rio – USF Curralinho.

Pau da Lima – USF Vale do Cambonas, USF Gal Costa, USF João Roma Filho, UBS Pires da Veiga e UBS Castelo Branco.

Cajazeiras – USF Yolanda Pires e USF Cajazeiras IV.

Itapuã - Shopping Paralela* (somente vacina gripe para os grupos prioritários a partir de 12 anos, das 9h às 16h), USF Itapuã, USF Parque São Cristóvão, USF Eduardo Mamede e USF Ceasa I e II.

Brotas – Atakarejo Vasco da Gama (somente vacina gripe para os grupos prioritários a partir de 12 anos, das 9h às 16h) e USF Vale do Matatu.

Subúrbio Ferroviário – UBS Periperi, USF Beira Mangue, USF Teotônio Vilela, USF Plataforma, USF Alto da Teresinha, USF Bate Coração, USF Ilha Amarela, USF Alto do Cruzeiro, USF Itacaranha, USF Tubarão, USF Alto de Coutos II, USF São Tomé de Paripe e UBS Sérgio Arouca.

Itapagipe – Projeto Bom Samaritano – Bonfim (somente vacina gripe para os grupos prioritários a partir de 12 anos) e UBS Ministro Alkimin.

Liberdade – Multicentro Liberdade e postos volantes (somente vacina gripe para os grupos prioritários a partir de 12 anos): I - Região da Caixa D"Água: Saldanha Marinho / Freitas Henrique / Mandichuria; II- Região do IAPI: Conde de Porto Alegre / Condomínio Salvador, III – Região do Pau Miúdo: Rua Marquês De Maricá / Pirineus / Madalena Paraguaçu.

Barra/Rio Vermelho – USF Sabino Silva; UBS Clementino Fraga (fixo e drive), Shopping Salvador e Shopping Barra (somente vacina gripe para os grupos prioritários a partir de 12 anos, das 9h às 16h).

Cabula/Beiru – USF Padre Mauricio Abel, USF Calabetão, USF Antônio Ribeiro Neiva, USF Professor Carlos Santana, USF Professor Humberto Castro Lima, USF Deputado Cristóvão Ferreira, UBS Rodrigo Argolo, UBS Eunisio Coelho Teixeira, UBS Mata Escura, UBS Santo Inácio e Shopping Bela Vista (somente vacina gripe para os grupos prioritários a partir de 12 anos).

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia