Geral Crime

Três baleados e uma morte em dois dias: bairro na periferia de Salvador tem policiamento reforçado

Moradores de Pero Vaz relatam clima tenso desde domingo (25). Uma das vítimas precisa de doação de sangue.

Por G7 Bahia

27/02/2024 às 10:51:26 - Atualizado há
Foto: Reprodução

O bairro Pero Vaz, em Salvador, registrou três vítimas de balas perdidas e o assassinato de uma mulher entre domingo (25) e segunda-feira (26). Por causa do clima de insegurança, o policiamento na região, na periferia da capital baiana, foi reforçado.

O clima de violência começou no domingo, após um homem procurar a delegacia do bairro da Liberdade, com a denúncia de uma tentativa de assalto em Pero Vaz. O denunciante informou que foi abordado por 16 homens, que atiraram na direção do carro dele, mas ele conseguiu fugir.

Após a denúncia, policiais militares foram até o bairro do Pero Vaz e descobriram que um homem foi baleado na virilha, em um bar, na Rua Meireles. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho.

Depois, a Polícia Civil descobriu que outras duas pessoas foram baleadas na mesma rua.

  • Uma mulher foi atingida na perna, enquanto dormia na casa que mora;
  • Um homem foi baleado no pescoço ao passar pela rua.

Na segunda-feira (27), uma mulher, identificada como Aline Evangelista dos Santos, foi morta a tiros na Rua 1° de Maio. A autoria e motivação do crime são investigadas pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Assim como em outros bairros, Pero Vaz convive com frequentes tiroteios entre integrantes de facções criminosas.

De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, que faz o mapeamento da violência armada, entre 1º de janeiro e segunda-feira (26), foram registrados cinco tiroteios no bairro, que terminaram com três mortes e três pessoas feridas.

Mulher foi assassinada no bairro, na segunda — Foto: Reprodução/TV Bahia
Mulher foi assassinada no bairro, na segunda — Foto: Reprodução/TV Bahia


Segundo o Fogo Cruzado, no primeiro semestre de 2023, o bairro registrou nove tiroteios, cinco mortos e dois feridos. Na segunda metade do mesmo ano, o instituto contabilizou 14 tiroteios, 12 mortes e feridos (crescimento de 55%).

O bairro de Pero Vaz fica localizado entre a Liberdade e o IAPI. O nome homenageia Pero Vaz de Caminha, o 1° escritor que falou sobre o Brasil, descrevendo a terra como generosa "em que se plantando tudo dá".

Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia