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Previdência de Salvador inicia atualização cadastral de segurados 100% digital

O prazo termina no dia 6 de dezembro e quem deixar de fazer a atualização, poderá ter o benefício bloqueado.

Por G7 Bahia

08/11/2023 às 14:02:37 - Atualizado há
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

O recadastramento 2023 – atualização de documentos dos segurados e comprovação de vida – do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (FUMPRES) inicia nesta segunda-feira (6), pela primeira vez, 100% digital, através do aplicativo "Meu RPPS" e também na versão para desktop, no site: https://portalprevidencia.salvador.ba.gov.br/recadastramento. Confira no final da matéria os documentos necessários para realizar o recadastramento.

O prazo termina no dia 6 de dezembro e quem deixar de fazer a atualização, poderá ter o benefício bloqueado. Quem tiver dúvidas sobre o processo pode entrar em contato com o Fumpres, pelo telefone (71) 3202-3490 ou redes sociais do órgão (@fumpres).

O subsecretário municipal da Fazenda (Sefaz) e diretor do Fumpres, Daniel Ribeiro, ressaltou que transformar o recadastramento e a prova de vida em serviços 100% digitais virou uma realidade, principalmente com a chegada da pandemia de Covid-19. "Na ocasião, o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) precisou olhar para a necessidade de manter os segurados em segurança dentro das suas casas, em virtude da Covid-19. Por isso, rapidamente desenvolvemos um meio de cumprir com a exigência da lei, que é a comprovação de vida de maneira remota e ainda evitar a disseminação do vírus", ressaltou.

Ainda conforme o diretor do RPPS, aprimorar a realização desses procedimentos e manter a execução de forma on-line trouxe como resultados a agilidade e praticidade para os segurados, que podem fazer o procedimento em qualquer lugar, sem a necessidade de comparecer presencialmente à sede da Fumpres, em Nazaré. "A inovação e tecnologia têm cada vez mais se consolidado dentro das estruturas do Fumpres, e isso pode ser visto inclusive nas premiações nacionais que temos conquistado", afirmou Ribeiro.

Documentos necessários para recadastramento e prova de vida:

- Documento de identificação com foto (frente e verso), em perfeito estado de conservação, de forma a possibilitar a validação da foto através do aplicativo "Meu RPPS";

- Comprovante de residência em nome do(a) servidor(a) com emissão de até 90 (noventa) dias; se em nome de terceiro, juntar declaração de residência preenchida e assinada eletronicamente pelo(a) servidor(a);

- Certidão de Benefício junto ao Estado da Bahia, com emissão de até 30 dias. O documento é emitido em qualquer unidade SAC ou on-line, através do site www.ba.gov.br;

- Declaração de Benefício junto ao INSS, com emissão de até 30 dias. O documento pode ser obtido no aplicativo Meu INSS no celular, na opção "Declaração de Beneficiário do INSS";

- Extrato Previdenciário - CNIS, com discriminação dos vínculos, com emissão de até 30 dias. O documento pode ser obtido no aplicativo Meu INSS no celular, na opção "Extrato de Contribuição" e, em seguida, a opção "Com Relações Previdenciárias".

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