Saúde

Home office: especialista alerta para má postura durante trabalho remoto

Terapias alternativas, a exemplo do yoga e da meditação, podem ajudar para superar dores e incômodos corporais.

Por Rafael Rodrigues

16/08/2020 às 08:06:05 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Toda manhã o comunicólogo Adson Santana, 32 anos, segue uma espécie de mantra para começar o dia de trabalho: após o banho, ele senta-se na frente do computador e começa a acompanhar as demandas do dia, diretamente do seu quarto, local escolhido para o home office durante a pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus).

O que ele não esperava é que, no início do estado de isolamento social, dores e incômodos resultados das diversas horas que trabalhava com a postura incorreta viriam à tona.

"Simplesmente acordava, pegava o notebook e, naquela mesma posição, começava a trabalhar sem me preocupar com a posição da minha coluna, o que resultou em algumas dores e formigamentos pelo corpo", disse.

Foi então que ele notou: o que estava sentindo era resultado da postura incorreta. "Resolvi mudar os hábitos dentro de casa começando com a forma de sentar. Também criei um ambiente em que pudesse me sentir dentro de um escritório, além de começar a praticar yoga e meditação, pois já fazia Crossfit, esporte de intensidade, e ficar parado muito tempo estava incomodando", explicou Santana.

Má postura é uma das principais causas das dores no corpo, diz especialista


Segundo o fisioterapeuta Luan Carlos Andrade, 24, especialista em quiropraxia e terapia manual, 90% dos pacientes que têm procurado os seus serviços com dores musculares e na coluna estão adotando postura irregular durante o trabalho. "Muitos não percebem, mas é necessário um cuidado. Além dos músculos, outros sistemas estão interligados à coluna, a exemplo dos nervos", explicou o profissional.


Andrade conta ainda que profissionais de saúde que lidam com fatores de mobilidade corporal, a exemplo de fisioterapeutas, têm se esforçado no desenvolvimento de estudos que comprovem os sintomas acusados pela má postura. "Isso será de extrema importância, não só para sabermos como tratar pacientes que apresentem esses incômodos durante a quarentena, mas para lidarmos, futuramente, com outros casos parecidos", contou.

Yoga e meditação surgem como alternativas

Importantes métodos para aguentar o período de isolamento social têm sido seguidos por Adson e também recomendados por Luan. O profissional de saúde conta que a combinação dessas duas práticas são importantes válvulas de escape durante a quarentena.

"A combinação da meditação guiada com a yoga é perfeita, se praticada moderadamente e tomando todos os cuidados. Além de alongar os músculos corporais, ela relaxa o cérebro e isso auxilia na descontração de diversos nódulos musculares, como os pontos gatilhos, por exemplo", completou.

Yoga foi uma das alternativas encontradas pelo comunicólogo Ádson Santana

O terapeuta físico ainda reforçou a importância de beber água, que mantém todo os sistemas do corpo em pleno funcionamento durante as horas trabalhadas e lembrou da necessidade de buscar ajuda profissional em qualquer situação de anormalidade muscular ou óssea. "Estou disponível para orientar e indicar o melhor tratamento, além de tirar todas as dúvidas através das redes sociais (@institutoluanandrade) ou pelo WhatsApp (75 9 9302-2447)", concluiu.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia