Saúde Comemoração

Instituto de Cegos da Bahia comemora 90 anos e promove mutirão gratuito de consultas oftalmológicas

Ao todo serão 150 vagas para pacientes de 18 a 59 anos. As marcações já podem ser realizadas

Por G7 Bahia

27/04/2023 às 14:46:12 - Atualizado há
Foto: Reprodução

O Instituto de Cegos da Bahia, que comemora 90 anos de existência esse mês, celebra a data com a realização de um mutirão com consultas e exames oftalmológicos gratuitos para a população, no próximo dia 06 de maio, das 7h às 14h na sede da instituição, que fica localizada na Rua São José de Baixo, 55, no bairro do Barbalho. Ao todo serão ofertadas 150 vagas para realização de exames e consultas oftalmológicas para a população de 18 a 59 anos. Para participar, é preciso ter em mãos o cartão do SUS, RG e comprovante de residência e realizar a marcação através do telefone: (71) 3242-1073, selecionando a opção 01.

O atendimento tem como objetivo identificar pessoas com deficiência visual, as que já possuem algum tipo de problema de visão ou aquelas com necessidade de ações de prevenção da cegueira.

Referência em atendimento oftalmológico e reabilitação visual no estado, a equipe oftalmológica do ICB estará à disposição da população sob a supervisão de Dra. Fátima Neri, oftalmologista e coordenadora médica do ICB. "É de grande importância realizar as consultas de rotina, pois, através delas podemos descobrir algum problema de visão e conseguimos evitar a sua progressão, tendo um maior sucesso no controle. Esse mutirão é muito importante para conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção", afirma.

A ação também marca o início das comemorações do aniversário de 90 anos da instituição que, de forma gratuita, realiza a prevenção e o diagnóstico da cegueira e baixa visão, sendo a única da Bahia a oferecer habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência visual.

Em meio a muitas dificuldades, chegamos a nove décadas de prestação de serviços de alta qualidade, com muito amor a crianças, jovens, adultos e idosos e no nosso aniversário nada mais justo do que presentear a sociedade com esse cuidado e acolhimento que fazem parte do nosso DNA. A população sempre será a nossa maior prioridade", declara Heliana Diniz, presidente do ICB.

Atualmente, o ICB atende cerca de 56.000 mil pessoas por ano, realizando mais de 250.000 mil procedimentos anuais, mas, mesmo assim, não consegue suprir a demanda, onde a espera por atendimento pode chegar a até 03 meses. Para mudar essa realidade e conseguir alcançar um número ainda maior de famílias, o Instituto segue com a campanha de arrecadação para ampliação da sua sede. A sociedade em geral, pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos podem doar ou adotar um espaço da instituição, contribuindo com sua ampliação. Os interessados em fazer parte dessa rede de solidariedade podem doar acessando o site www.institutodecegosdabahia.org.br/doeagora ou através da chave PIX que é (71) 98817-3193. Para demais esclarecimentos é possível entrar em contato com a equipe do ICB pelo WhatsApp, que é o mesmo número do PIX, através do e-mail: [email protected], ou pela página do instituto no Instagram, @institutodecegosdabahia.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia