Geral Ações

Ações executadas pelo Governo do Estado contribuem para a segurança alimentar na Bahia

Os dados são resultado do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no contexto da Pandemia da covid-19 no Brasil, uma pesquisa idealizada pela Rede PENSSAN, que contou com financiamento da CAR para complementar a pesquisa.

Por G7 Bahia

07/02/2023 às 19:40:50 - Atualizado há
Foto: Divulgação

"A Bahia está entre os três estados do Brasil com maior percentual de domicílios em segurança alimentar e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) tem papel fundamental nesse processo", a afirmação foi feita pela vice-coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN), Sandra Chaves dos Santos, nesta terça-feira (07), em palestra realizada para servidores e servidoras da empresa.

Os dados são resultado do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no contexto da Pandemia da covid-19 no Brasil, uma pesquisa idealizada pela Rede PENSSAN, que contou com financiamento da CAR para complementar a pesquisa.

De acordo com pesquisadora, a Bahia é o único estado do país que tem uma pesquisa estadual de insegurança alimentar que cobre a área urbana e rural. "A Bahia também tem o menor número de domicílios em situação de insegurança alimentar grave, especialmente na região Nordeste. Temos que considerar um conjunto de políticas públicas que vieram sendo implementadas pelo Estado voltadas para a população rural, e a CAR, com seus projetos, trabalhou para isso".

Ela destaca ainda que para promover a segurança alimentar e combater a fome, apenas a reativação da economia não será suficiente. "É preciso a nossa conexão com os princípios de igualdade, de resgate aos direitos humanos, dentre os quais de alimentação adequada, de preservação ambiental e de promoção do bem-estar de todos".

As ações executadas pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), nos últimos anos, tiveram impacto direto na segurança alimentar e nutricional das famílias atendidas, pois a Companhia executa projetos e programas voltados para o aumento da produção e melhoria da produtividade de agricultores e agricultoras familiares, resultando na geração de renda e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida dessas famílias.

Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a Bahia está em um patamar diferenciado porque sempre apostou na agricultura familiar. "Demos um salto de qualidade nas políticas públicas. A CAR tem grande potencial para chegar ainda mais longe com a segurança alimentar. É a agricultura familiar quem faz chegar o alimento nas mesas e a CAR tem papel importante nisso. Seguimos trabalhando para transformar a vida de baianos e baianas".

De 2015 a 2022, foram investidos pelo Governo do Estado, por meio da CAR, R$ 3,8 bilhões na execução das maiores políticas públicas para o rural baiano, priorizando o fortalecimento da agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, economia solidária, comercialização, territorialização, segurança hídrica, convivência com a seca, e o gerenciamento sustentável do meio ambiente, entre outras ações.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia