Geral Oportunidade

Prefeitura e Google oferecem formação gratuita em computação em nuvem

As aulas serão disponibilizadas no Google Cloud Skill Boost, cujo acesso poderá ser feito pela plataforma Salvador Tech (salvadortech. salvador. ba. gov. br).

Por G7 Bahia

19/06/2022 às 21:04:57 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Um projeto da Prefeitura de Salvador em parceria com o Google Cloud vai viabilizar o acesso gratuito ao programa Google Cloud Computing Foundations, para a formação em computação em nuvem. As aulas serão disponibilizadas no Google Cloud Skill Boost, cujo acesso poderá ser feito pela plataforma Salvador Tech (salvadortech. salvador. ba. gov. br).

A atividade é destinada a quem tem pouca ou nenhuma experiência no tema e esteja interessado em trabalhar com infraestrutura, análise de dados e desenvolvimento de aplicações que rodam na nuvem. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30 e as aulas terão início na primeira semana de julho.

O curso Google Cloud Foundations tem 11 horas de aulas teóricas e 24 horas de laboratório com atividades práticas. Ao final, os alunos saberão descrever conceitos relacionados à computação em nuvem, Big Data e Machine Learning, além de demonstrar algumas habilidades práticas.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda, Mila Paes, a iniciativa faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico, formação e gestão dos talentos. "É um pilar essencial para viabilizar a transformação econômica do município e tem como objetivo ampliar as oportunidades, criando, em Salvador um ambiente favorável para atração e implantação de empresas de base tecnológica", destaca.

O diretor da Salvador Tech e Criativa, Leandro Lima, ressalta um dos principais elos de transformação da nova economia passa pela capacitação e, principalmente, pela gestão de talentos. "Poder contar com o Google Cloud neste projeto é posicionar Salvador no hall de cidades que possuem um novo olhar na construção de novos vetores econômicos, tendo como base as carreiras digitais e a tecnologia", afirma.

"Temos o compromisso com o Brasil de oferecer treinamento e conhecimento em tecnologia para mais pessoas, ajudando a aumentar a força de trabalho no país. Projetos como este da Prefeitura de Salvador retratam a força deste compromisso, uma vez que nossa intenção é garantir que a adoção de tecnologias em nuvem crie oportunidades para novas carreiras, especialmente os jovens", declara o head de Cloud Education do Google para a América Latina, Fabio La Selva.

Módulos – Os módulos do Google Cloud Computing Foundations vão abordar

os seguintes temas: Introdução ao curso; Então, o que é essa tal de nuvem?; Comece com uma plataforma sólida: Use o Google Cloud para criar apps; Onde armazenar isso?; Tem uma API para isso!; Como é possível proteger a nuvem?; É bom criar redes; Conte com o Google para cuidar de tudo; Você tem os dados, mas o que está fazendo com eles?; Deixe as máquinas fazerem o trabalho.

Salvador Tech – Lançada em fevereiro deste ano, a Plataforma Salvador Tech faz parte da política pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e tem como objetivo promover a inclusão digital e social, por meio da oferta de cursos gratuitos do ecossistema de tecnologia, na modalidade on-line, bem como cursos básicos e informativos que auxiliam na jornada de aprendizado e de conhecimento do mercado de trabalho tech.

Desde o lançamento, a Salvador Tech já conta com mais de 30 mil acessos, 5 mil usuários cadastrados e mais de 120 cursos ofertados nas quatro trilhas de formação disponíveis (conhecimentos básicos, informações sobre carreiras, desenvolvimento de soft skills e cursos de formações tech).

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia