Saúde Serviço

Serviço baiano de anestesiologia conquista acreditação internacional

Clínica de Anestesia de Salvador (CAS) receberá certificação QMentum no próximo dia 14 na sede da ABM

Por G7 Bahia

13/06/2022 às 17:15:29 - Atualizado há
Foto: Valter Andrade

Antes de se tornar o único serviço de anestesiologia do norte-nordeste brasileiro a conquistar a certificação QMentum Internacional de qualidade, a Clínica de Anestesia de Salvador (CAS) passou por um amplo projeto de aperfeiçoamento de suas atividades assistenciais e administrativas. A conquista deve-se ao padrão de excelência no atendimento e ao aperfeiçoamento contínuo, reconhecidos internacionalmente pela metodologia exclusiva e inovadora de Acreditação trazida para o Brasil pelo QGA (Quality Global Alliance), parceiro estratégico da Aliança Global HSO (Europa, Canadá, Oriente Médio e América Latina). A cerimônia de entrega do certificado está marcada para o próximo dia 14, a partir das 20 horas, na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), no bairro de Ondina, em Salvador.

O processo de certificação, fruto de uma construção conjunta da CAS e da Quality Global Alliance (QGA), iniciou-se há um ano. De acordo com o Diretor de Qualidade da Clínica, o anestesiologista Eron Santana, há mais de 55 anos a Clínica acompanha os avanços da especialidade, oferecendo segurança aos pacientes e conforto aos cirurgiões, em sintonia com os hospitais parceiros. "O alinhamento da empresa com as mais recentes referências internacionais de qualidade foi uma evolução natural, já que a prioridade do grupo sempre foi oferecer um atendimento pautado nas melhores práticas. Quando o cliente está no centro do cuidado, o ambiente prima pela segurança do paciente, a equipe está em constante atualização e a qualidade do atendimento cirúrgico é prioridade, os resultados só podem ser positivos", declarou.

A equipe CAS, formada por 84 sócios, atende a cinco grandes hospitais de Salvador. Ao longo de mais de meio século, os anestesistas associados acompanharam diversos procedimentos inéditos no estado, tais como o primeiro transplante de rins intervivos, realizado na década de 80; o primeiro transplante de fígado; o primeiro transplante combinado de órgãos sólidos e o primeiro transplante de coração, além de cirurgias cardíacas de alta complexidade, realizadas com uso de técnicas minimamente invasivas. Isso sem falar das cirurgias neurológicas complexas em pessoas acordadas, entre outras. "Temos história e nossos sócios formam uma grande família. Para nós, a CAS é mais do que um local de trabalho: é onde interesses, pensamentos e princípios se coadunam em prol do exercício profissional pleno de eficiência e satisfação", declarou o diretor presidente da Clínica, o anestesiologista Anderson Gazineu.

Acreditação - A metodologia de Acreditação Qmentum International trazida para o Brasil pelo QGA foi ajustada para atender aos requisitos das normas regulatórias e assistenciais da realidade brasileira. Completamente integrada ao contexto da prestação geral de serviços de saúde, a certificação estabelece altos padrões de qualidade, segurança e eficiência com foco no paciente, nos médicos e na integração com os demais profissionais de saúde. As diretrizes de avaliação, objetivas, centradas nos usuários e acompanhadas por um Comitê Técnico, possuem focos estratégicos: governança clínica; integralidade do cuidado; times de trabalho; suporte à decisão clínica e práticas de segurança obrigatórias para a assistência.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia