Geral Desabamento

Sete famílias são desalojadas após desabamento de imóveis causado por obras em colégio em Salvador

Moradores que perderam as casas foram encaminhados para atendimento social da prefeitura até que a Secretaria da Educação adote as providências necessárias. Ninguém ficou ferido e escola foi notificada.

Por G7 Bahia

27/05/2022 às 15:49:14 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Sete famílias ficaram desalojadas depois que pelo menos três imóveis desabaram e precisaram ser demolidos no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na manhã desta sexta-feira (27), por causa de uma obra no Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis. Outros quatro imóveis estão com risco de queda e são avaliados pela Defesa Civil da cidade (Codesal).

O órgão municipal informou que notificou a Secretaria Estadual de Educação (SEC) para que tome as providências necessárias e faça o acompanhamento social das famílias que tiveram as casas atingidas. Ninguém ficou ferido no acidente.

A prefeitura disse ainda que acolheu as sete famílias que perderam as casas e encaminhou as pessoas para o atendimento até que a SEC promova a reparação dos danos sofridos.

Durante a manhã, a pasta informou que uma equipe foi até o local para realizar uma vistoria e fazer a avaliação da situação. O órgão informou que uma equipe de engenharia acompanha o caso e aguarda o laudo que irá apontar as causas do desabamento.

Moradores disseram que técnicos da Codesal estiveram no local na quinta-feira durante o dia e informou que algumas casas não corriam risco de desabar. O dono de um dos imóveis, identificado como Kevin, disse que não confiou na informação dos engenheiros e decidiu abandonar a residência. Durante a madrugada, a casa desabou.

"Tudo isso por conta de uma obra irregular no colégio. Tem uns três meses que acontece e há um mês e meio, ficou parada. O solo aqui é minadouro. Eles cavaram e houve a erosão do solo. O muro está cedendo e está levando nossas casas junto", disse o homem.

O engenheiro da Codesal, José Carlos Palma, explicou que o acidente foi provocado por uma escavação feita para uma obra de cobertura na quadra do colégio. De acordo com ele, o solo da região é expansivo e o acúmulo de água no local pode gerar outros desabamentos.

"Houve uma escavação feita por uma empreiteira do governo do estado para a cobertura de uma quadra. Por se tratar de um terreno de massapê e devido ao índice pluviométrico muito alto, isso provocou ou contribuiu para que em diversas casas – três já desabaram e outras quatro em condições de risco – ocorresse o sinistro", disse.

Palma reafirmou que a Codesal entregou a notificação ao diretor da escola, para que encaminhasse o documento à Secretaria da Educação, responsável pela demolição dos imóveis que foram parcialmente danfiicados. Segundo ele, o órgão vai prosseguir as vistorias e avaliar se será necessário fazer outras intervenções.

"Com a quantidade de água que está saturando o solo, pode ser que venham ocorrer novos desabamentos. Isso aí estamos monitorando e, após a demolição dos que desabaram parcialmente, vamos fazer uma nova avaliação para verificar se é necessário fazer outras demolições".

Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia