Educação Greve

Greve dos professores municipais entra no segundo dia em Salvador

Categoria pede também correções no Auxílio Alimentação, alterações na jornada de trabalho e convocação de novos professores.

Por G7 Bahia

20/05/2022 às 14:07:51 - Atualizado há
Foto: Reprodução

A greve dos professores da rede municipal chegou ao segundo dia em Salvador nesta sexta-feira (20), deixando mais de 163 mil alunos sem aulas na capital baiana. O impasse entre os trabalhadores e categoria se estende desde março, com rodadas de negociação, ainda sem acordo, o que resultou na deflagração na paralisação das atividades, na quinta-feira (19).

Segundo a APLB Sindicato, entidade que representa os professores, os profissionais pedem um reajuste salarial de 33,24%. Em abril, a prefeitura ofereceu 4% e, nas negociações em maio, a contraproposta subiu para 6%, mas a categoria julga aquém do necessário.

Além do reajuste salarial, os professores também pedem o avanço de níveis no plano de carreira. De acordo com a categoria, há mais de cinco anos a mudança não ocorre. Os trabalhadores também pedem alteração no Auxílio Alimentação, na jornada de trabalho e convocação de novos professores.

Greve de professores atinge mais de 163 mil alunos nas 429 escolas municipais de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
Greve de professores atinge mais de 163 mil alunos nas 429 escolas municipais de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia


A prefeitura informou que, além do reajuste, tem oferecido avanço em dois níveis no plano de carreira e garantiu que nenhum professor receberia, na capital baiana, abaixo do piso estipulado nacionalmente.

O órgão disse também que "a folha do magistério municipal já consome mais do que 100% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)".

A última vez em que os professores municipais fizeram greve em Salvador foi em 2015, também por causa do reajuste do piso salarial.

Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia