PolĂ­cia RenĂșncia

Mais de 400 delegados da Bahia decidem entregar seus cargos nesta quinta-feira (18)

Os delegados alegam que não estão recebendo assistĂȘncia do governador do Rui Costa.

Por G7 Bahia

18/05/2022 às 17:25:31 - Atualizado hĂĄ
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (18), o Sindicato dos Delegados de PolĂ­cia da Bahia, publicou uma nota onde informa a renĂșncia de mais de 400 delegados do cargo comissionado.

Os delegados alegam que não estão recebendo assistĂȘncia do governador do Rui Costa.

Confira na Ă­ntegra:

O Sindicato dos Delegados de PolĂ­cia do Estado da Bahia, cumprindo seu papel de representante da classe, vem a pĂșblico informar à população baiana que mais de 400 delegados fazem a entrega de seus cargos comissionados hoje, dia 18 de maio de 2022, e se comprometem a não assumir os que ficarem vagos, por meio de ofĂ­cios que serão entregues na Governadoria por esta representação.

A manifestação unĂ­voca da classe significa o mais corajoso e difĂ­cil gesto de protesto realizado em decorrĂȘncia do tratamento que vem recebendo do senhor governador Rui Costa, que com a sua absoluta intransigĂȘncia se fecha para o diĂĄlogo aberto e franco com os servidores policiais civis deste estado.

Toda e qualquer tratativa feita até o presente momento com os interlocutores, que, preocupados com a decisão da classe, se colocaram à disposição, não foi suficiente para fazĂȘ-lo admitir a gravidade da situação, o que deixa cristalino o fato de que a segurança pĂșblica em nosso estado nunca foi preocupação do governador Rui Costa.

Vivemos tempos sombrios, de autoritarismo, com este malversado governo, mas a ADPEB, durante todo o perĂ­odo de negociação, respeitou as linhas impostas, a fim de contribuir com o delineamento de um campo democrĂĄtico que se fundamenta no diĂĄlogo, no entendimento e na compreensão. Assim, esta entidade de classe atuou incessantemente nos bastidores visando preservar os interesses dos delegados, apelando ao bom senso e à reponsabilidade de quem detém o poder de decisão, porém nada nem ninguém conseguiu fazer Rui Costa sair do seu pedestal para ouvir os servidores.

Diante desse quadro, faremos a entrega dos cargos, jĂĄ adiada algumas vezes na esperança de que o diĂĄlogo prevalecesse, mas novamente nos deparamos com a decisão final do governo de não atender às demandas postas na mesa de negociação, ratificando sua inabilidade polĂ­tica em abraçar verdadeiramente as questões cruciais da segurança pĂșblica em nosso estado.

No governo Rui Costa vivenciamos a pior gestão da segurança pĂșblica nos Ășltimos 20 anos. Seu desprezo pelos servidores, aliado à sua falta de planejamento para a instituição, emperrou o combate à criminalidade organizada, em que pese toda a dedicação dos delegados e delgadas de polĂ­cia que enfrentam jornadas extenuantes de trabalho. Em troca, sofremos inĂșmeras reformas legislativas que aniquilaram os direitos de todos os servidores, o que nos conduziu à posição de pior remuneração da categoria em todo o paĂ­s e nos obrigou a conviver em unidades policiais insalubres.

Como se não bastasse, o governador não cumpre ordens judicias transitadas em julgado, assolapando direitos jĂĄ restabelecidos aos servidores em atividade e aposentados, revelando, mais uma vez, sua personalidade avessa aos princĂ­pios republicanos e democrĂĄticos exigidos pela CF a qualquer governante.

O clima institucional é de revolta e insatisfação com o governador Rui Costa, que não demonstra qualquer preocupação com as classes policiais e com o destino de tão honrosa e importante instituição como é a Policia Civil, seja para o sistema de justiça penal, seja para a defesa social.

Os delegados de polĂ­cia do Estado da Bahia se colocam do lado da sociedade e deixam claro que as consequĂȘncias deste ato serão contabilizadas no jĂĄ desastroso resultado da polĂ­tica de segurança pĂșblica dos Ășltimos oito anos, e que a decisão em aguardar esta data para a entrega dos cargos visou resguardar os serviços prestados pelos órgãos centrais de combate à criminalidade no estado, em face da adesão quase integral de todos os cargos de gestão da PolĂ­cia Civil da Bahia.

A ADPEB/Sindicato reafirma o seu compromisso com a categoria e solicita que os delegados se mantenham unidos e atentos as próximas orientações que serão realizadas através dos canais de comunicação da entidade de classe.


Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia