Polícia Desarticulação

DHPP e COE desarticulam laboratório do tráfico na Santa Cruz

Ação integrada apreendeu cocaína avaliada em R$ 1,5 milhão e equipamentos utilizados para o refino da droga

Por G7 Bahia

15/05/2022 às 21:00:11 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Ações investigativas da Polícia Civil da Bahia resultaram na desarticulação de um laboratório para o refino de cocaína e a apreensão de 50 quilos da droga, avaliada em R$ 1,5 milhão, em uma casa localizada no bairro de Santa Cruz, neste domingo (15). O trabalho foi realizado por equipes do Núcleo de Operações (NO) do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e pela Coordenação de Operações Especiais (COE), com o apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), por meio da 28ª Delegacia Territorial (DT), do Nordeste de Amaralina.

Durante investigações acerca de uma organização criminosa com atuação no Nordeste de Amaralina, equipes do DHPP receberam informações oriundas do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública sobre a movimentação suspeita em uma casa, no bairro de Santa Cruz, cujo local foi identificado após o compartilhamento de dados com a 28ª DT.

Foto: Divulgação


Na residência, foram encontrados 50 quilos de cocaína, distribuídos em um tonel na cor preta e em três tabletes já prensados, uma prensa hidráulica, dois tonéis na cor branca, contendo produto químico, um liquidificador, adesivos, embalagens plásticas e demais insumos utilizados na produção da droga. Com estes materiais, caracteriza-se a prática de refino, mistura, prensagem e distribuição de drogas.

A diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro, destacou o prejuízo causado ao tráfico e as consequências para o crime. "Conforme apurado, o imóvel estava sendo frequentado por diversos suspeitos de integrarem o tráfico de drogas daquela região, além de um odor químico muito forte, vindo da casa. Esta ação representa uma forte descapitalização de grupos de traficantes daquela região, consequentemente enfraquecendo o poder de compra de armamentos e a possibilidade de que outros crimes, como homicídios, também sejam cometidos", informou.

Ainda de acordo com a diretora do DHPP, o prejuízo causado ao tráfico também incide no enfraquecimento aos ataques em regiões de Salvador. "As informações coletadas nas nossas investigações dão conta de que estes grupos rivalizam pelo tráfico de drogas em outros bairros, a exemplo da Boca do Rio, cometendo crimes violentos letais intencionais. A descapitalização inviabiliza o poder de fogo destes criminosos e se reflete no enfraquecimento destes ataques", avalia.

Todo o material apreendido seguirá para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e as investigações continuam para localizar e prender os envolvidos. "A população poderá continuar colaborando, ligando para o 181 do Disque Denúncia e fornecendo informações. Não precisa se identificar e todos os dados serão analisados", complementa a diretora do DHPP.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia