Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Auxilio Brasil

População deve realizar acompanhamento obrigatório de saúde para Auxílio Brasil

Os documentos necessĂĄrios são o cartão do AuxĂ­lio Brasil (com NĂșmero de Identificação Social - NIS), a Caderneta da Criança, e o Cartão da Gestante.


Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Secretaria Municipal da SaĂșde (SMS) convoca os beneficiĂĄrios do AuxĂ­lio Brasil (antigo Bolsa FamĂ­lia) para a realização do acompanhamento obrigatório de saĂșde. Os cidadãos atendidos pelo programa tĂȘm até junho deste ano para cumprir as exigĂȘncias do Governo Federal e evitar o bloqueio do benefĂ­cio.

Crianças de zero a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e as gestantes devem comparecer, das 8h às 17h, no posto de saĂșde mais próximo da residĂȘncia. Os documentos necessĂĄrios são o cartão do AuxĂ­lio Brasil (com NĂșmero de Identificação Social - NIS), a Caderneta da Criança, e o Cartão da Gestante.

Os responsĂĄveis devem levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas recomendadas pelo Ministério da SaĂșde, além de passarem por avaliação de peso e altura, para acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento dos pequenos. Essa atividade na unidade de saĂșde precisa ser realizada a cada seis meses, ou seja, no mĂ­nimo duas vezes ao ano. As gestantes devem fazer o pré-natal em uma Unidade de SaĂșde mais próxima de onde mora.

As condições para o recebimento do AuxĂ­lio Brasil são os compromissos assumidos pelas famĂ­lias e pelo poder pĂșblico nas ĂĄreas de Educação, SaĂșde e AssistĂȘncia Social. As famĂ­lias que descumprirem os compromissos assumidos com o programa AuxĂ­lio Brasil podem sofrer efeitos gradativos, que vão desde advertĂȘncia, bloqueio, suspensão e até o cancelamento do benefĂ­cio.

Funcionamento – O AuxĂ­lio Brasil integra em um só programa vĂĄrias polĂ­ticas pĂșblicas de assistĂȘncia social, saĂșde, educação, emprego e renda. É um programa social de transferĂȘncia direta e indireta de renda, destinado às famĂ­lias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o paĂ­s. Além de garantir uma renda bĂĄsica a essas famĂ­lias, a iniciativa busca simplificar a cesta de benefĂ­cios e estimular a emancipação desses cidadãos, para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!