Meio ambiente Chuvas

Defesa Civil aciona sirenes de cinco bairros nesta segunda-feira; 32 famílias estão abrigadas em escolas

Sirenes no Calabetão, São Caetano, e Alto da Terezinha foram acionadas no começo da tarde desta segunda. Outras duas foram ligadas pela manhã.

Por G7 Bahia

18/04/2022 às 18:48:27 - Atualizado há
Foto: Reprodução

A forte chuva que cai em Salvador desde o final de semana segue causando transtornos e preocupações. Até a tarde desta segunda-feira (18), cinco sirenes foram acionadas pela Defesa Civil de Salvador, após análise do risco de deslizamento de terra.

Ao menos, 62 pessoas já saíram de suas casas e procuraram abrigo nos centros de acolhimento, localizados em escolas municipais.

Somente na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) abrigou 23 famílias na Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda, no bairro do Lobato.

As sirenes de Bom Juá, no Calabetão, Baixa do Cacau, em São Caetano, e Mamede, no Alto da Terezinha, foram acionadas na tarde desta segunda. Durante a manhã, as sirenes de Voluntários da Pátria, no Lobato, e Vila Picasso, em Capelinha de São Caetano, já haviam sido acionadas.

Segundo a Defesa Civil de Salvador, as sirenes são ligadas quando uma localidade acumula um volume de chuvas superior a 150 milímetros em apenas 72 horas.

Após o acionamento, as famílias devem se dirigir até uma escola municipal, que funciona como o ponto de acolhimento do bairro. Lá, elas são registradas e recebem alimentação, itens de higiene e um local para dormir até que seja seguro voltar para a casa.

Os técnicos da Codesal fazem a vistoria das casas e depender dos laudos da Defesa Civil, existe a possibilidade da concessão de Auxílio Aluguel no valor de R$300 ou Auxílio Emergencial, que varia de um a três a salários mínimos.

Segundo a Defesa Civil da cidade, o volume de precipitações no mês de abril já atingiu quase 81% da média histórica. Ou seja, já foram registrados 230,2mm dos 284,9mm esperados para abril.

As chuvas têm causado transtornos e perigos para os soteropolitanos. Na manhã desta segunda-feira, um muro caiu e provocou o deslizamento de terra em uma encosta, na Travessa Nossa Senhora das Graças, no bairro do Pero Vaz, em Salvador.


Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia