Meio ambiente Chuvas

Chuvas fortes poderão atingir Salvador a partir deste sábado (16)

O fenômeno atmosférico tende a avançar para o norte, devendo causar elevados volumes de chuva na região do Recôncavo Baiano, incluindo Salvador

Por G7 Bahia

15/04/2022 às 21:36:36 - Atualizado há
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Defesa Civil Nacional informou, nesta sexta-feira (15), que um Sistema Frontal está entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, podendo causar pancadas de chuva localmente fortes. O fenômeno atmosférico tende a avançar para o norte, devendo causar elevados volumes de chuva na região do Recôncavo Baiano, incluindo Salvador, entre este sábado (16) até a segunda-feira (18), segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

O informe soma-se ao alerta divulgado na última quarta-feira (13), pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a previsão é de que a partir deste sábado (16) até a próxima quinta-feira (21) haverá, em Salvador, a atuação de uma frente fria vinda da região Sudeste com possibilidade de acumulados de chuvas expressivos e rajadas de vento. Em consequência do mau tempo, há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

"Nossa orientação para as comunidades que estão em áreas de risco é que mantenham a calma e sigam os alertas da Defesa Civil, encaminhadas por SMS e pelas sirenes. Caso necessário deixem imediatamente suas casas, dirigindo-se às unidades de acolhimentos previamente estabelecidas nos treinamentos dos simulados de evacuação de área", indica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Alerta – O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) está em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população da capital baiana. A tendência é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22), reduzindo a intensidade de forma gradativa.

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece em plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link www. codesal. salvador. ba. gov. br/ index.php/ boletins .

A Codesal também emite alertas por SMS para que o cidadão não seja pego de surpresa. Basta enviar um SMS com o número do CEP de residência para 40199 e receber os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.



Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia