Geral Toyota

Toyota anuncia fechamento de sua primeira fábrica no Brasil

unidade foi não apenas a primeira no Brasil, mas também a primeira da companhia fora do Japão.

Por G7 Bahia

06/04/2022 às 16:06:50 - Atualizado há
Foto: Reprodução

A montadora japonesa Toyota anunciou que vai fechar a fábrica em São Bernardo do Campo, que produz peças fornecidas a outras unidades da empresa no Brasil, Argentina e Estados Unidos. A unidade foi não apenas a primeira no Brasil, mas também a primeira da companhia fora do Japão.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (5), a empresa informou que vai transferir a operação industrial no ABC para as suas operações no interior de São Paulo: Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz.

De acordo com a empresa, a intenção é buscar mais "sinergia" entre as unidades produtivas para aumentar a competitividade "frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no país".

Segundo a montadora, a mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro e com conclusão prevista para novembro de 2023. De acordo com a Toyota, 100% dos empregos que atualmente estão em SBC (550 pessoas) serão mantidos, caso os colaboradores quiserem se mudar para as fábricas do interior paulista.

Em nota, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando, lamentou a decisão da Toyota. "os representantes da empresa sempre foram bem acolhidos e recebidos pela Administração Municipal, o que não justifica a sua desmobilização da cidade".

Caminho esperado

No final de 2020, a Toyota havia dado o primeiro passo de abandonar sua primeira fábrica, ao anunciar que a sede administrativa da empresa seria transferida de São Bernardo para Sorocaba, no interior de São Paulo - onde funciona a fábrica responsável por produzir Corolla Cross, Yaris e Etios (para exportação).

Na última semana, a empresa anunciou um investimento de R$ 50 milhões em Indaiatuba, também em São Paulo, para modernizar a linha do Corolla. A terceira fábrica da empresa no interior paulista fica em Porto Feliz, onde são produzidos os motores dos modelos nacionais.

Inaugurada em 1962, a fábrica de São Bernardo do Campo é uma das primeiras do país. A fábrica do ABC nasceu com a produção do Toyota Bandeirante, versão nacional do Land Cruiser, que teve 104.621 unidades produzidas até 28 de novembro de 2001, quando o valente off-road que tinha diversas versões de carroceria saiu do mercado.

Fonte: Yahoo
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia