Manchetes Acordo

Rússia e Ucrânia encerram 1ª rodada de negociação sem acordo

Segundo agência russa, autoridades voltarão às suas respectivas capitais para novas consultas, antes de uma segunda rodada de negociações

Por G7 Bahia

28/02/2022 às 14:32:48 - Atualizado há
Foto: Reprodução

As conversas entre autoridades russas e ucranianas terminaram na fronteira de Belarus nesta segunda-feira, 28, informou a agência de notícias russa Tass. Segundo uma fonte citada pela agência, a reunião finalizou sem acordos e cada um dos lados voltarão às suas respectivas capitais para novas consultas, antes de uma segunda rodada de negociações.

Negociações entre representantes da Rússia e da Ucrânia começaram em um momento em que a Rússia encara um aumento do isolamento econômico quatro dias depois de invadir a Ucrânia no maior ataque em um país europeu desde a segunda guerra mundial.

As forças russas capturaram duas pequenas cidades no sudeste da Ucrânia e a área em torno de uma usina nuclear, informou a agência de notícias Interfax, mas enfrentam dura resistência em outras partes do país.

As conversas começaram com o objetivo de um cessar-fogo imediato e retirada do exército russo, disse a Presidência da Ucrânia, depois de um avanço da Rússia considerado mais lento que o esperado.

A Rússia tem sido cautelosa sobre as negociações, com o Kremlin se recusando a comentar sobre qual o seu objetivo. Não está claro se será possível ter algum progresso depois do presidente Vladimir Putin por as forças nucleares russas em alerta no domingo.

As negociações estão acontecendo na fronteira de Belarus, aliado russo, onde no domingo foi aprovado uma nova Constituição que retirou do país o status de não-nuclear, em um momento em que o aliado russo se tornou uma plataforma de lançamento de ataques contra a Ucrânia.

"Queridos amigos, o presidente de Belarus me pediu para dar as boas vindas para vocês e facilitar o seu trabalho o máximo possível. Como foi acordado com os presidentes (Volodymyr) Zelenskiy e Putin, podem se sentir completamente seguros", disse o ministro das Relações Exteriores de Belarus, Vladimir Makei no início das reuniões, de acordo com uma postagem do ministério no Twitter.


Fonte: Terra
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia