Política Desinformação

Bolsonaro ataca vacinação infantil contra Covid e espalha desinformação sobre mortes de crianças

Anvisa aprovou vacina√ß√£o. Bolsonaro minimizou n√ļmero de mortes de crian√ßas por Covid, dizendo que √© quase zero; Sa√ļde contabiliza 308 mortes de crian√ßas entre 5 e 11 anos.

Por G7 Bahia

07/01/2022 às 13:43:08 - Atualizado h√°
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro atacou na √ļltima quinta-feira (6) a vacina√ß√£o infantil contra a Covid. Em entrevista à TV Nova Nordeste, Bolsonaro também minimizou o n√ļmero de mortes de Covid nesta faixa et√°ria, dizendo que é quase zero, uma desinforma√ß√£o, j√° que o Ministério da Sa√ļde contabiliza 308 mortes de crian√ßas entre 5 e 11 anos, desde o in√≠cio da pandemia.

Ainda na entrevista, Bolsonaro também questionou os interesses da Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) em aprovar a vacina√ß√£o infantil contra a Covid e chamou quem defende a imuniza√ß√£o de "tarados por vacinas".

"Voc√™ vai vacinar o teu filho contra algo que o jovem por si só, uma vez pegando o v√≠rus, a possibilidade dele morrer é quase zero? O que que est√° por tr√°s disso? Qual o interesse da Anvisa por tr√°s disso a√≠? Qual o interesse das pessoas taradas por vacina?", declarou Bolsonaro na entrevista.

Além da Anvisa, duas ag√™ncias de excel√™ncia e internacionalmente reconhecidas, a americana e a europeia, aprovaram a vacina√ß√£o de crian√ßas com o imunizante da Pfizer.

Aqui no Brasil, epidemiologistas afirmam que, embora a Covid seja mais perigosa para adultos, nenhuma doen√ßa para a qual existe vacina mata mais crian√ßas do que a Covid-19, como atestou a Sociedade Brasileira de Pediatria durante a consulta p√ļblica sobre vacina√ß√£o infantil, aberta pelo próprio governo.

"Trouxe a voc√™s uma compara√ß√£o do que representa a Covid-19 em crian√ßas perto de outras doen√ßas pass√≠veis de preven√ß√£o por vacinas. Nenhuma dessas doen√ßas, todas elas pass√≠veis de preven√ß√£o por vacinas, vitimaram tantas crian√ßas como a Covid-19", afirmou Marco Aurélio Palazzi S√°fadi, representante da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Para a epidemiologista Carla Dominguez, "os n√ļmeros s√£o assustadores. Estamos falando de 2,5 mil óbitos na popula√ß√£o abaixo de 19 anos e em torno de 300 óbitos entre 5 e 11 anos".

"Nenhuma doen√ßa imunoprevin√≠vel hoje que est√° no calend√°rio de imuniza√ß√£o matou esse n√ļmero de pessoas. Ent√£o, a gente n√£o pode banalizar as mortes por Covid. Poderemos proteger um maior n√ļmero de crian√ßas e evitar que novos óbitos aconte√ßam", acrescentou.

Fonte: G1
Comunicar erro
G7 Bahia

© 2022 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia