Geral Reclamação

Governo dá 10 dias para Azul e Gol explicarem problemas no SAC

Passageiros reclamaram que não conseguem falar com as companhias por telefone para obter informações

Por G7 Bahia

23/12/2021 às 15:34:54 - Atualizado há
Foto: Reprodução

O Ministério da Justiça e Segurança Públicadecidiu notificar, nesta quinta-feira (23), as companhias Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A e Gol Linhas Aéreas S/A por descumprimento de normas gerais no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

As empresas têm 10 dias corridos, a partir do recebimento da notificação, para se manifestar. Passageiros reclamaram que não conseguem falar com as companhias por telefone para obter informações sobre suas viagens, tirar dúvidas, fazer reclamações.

A secretária nacional do consumidor, Juliana Domingues, disse à CNN que as averiguações preliminares vão apurar supostas irregularidades na conduta das companhias, o que pode resultar na aplicação de multas. A notificação traz os seguintes questionamentos:

Quais são os meios oficiais de atendimento disponibilizados ao consumidor?

  • Informar se possui, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços, nos termos do artigo 4º do Decreto nº 6.523/2008, que dita as normas de serviço do SAC;
  • Quanto tempo em média o consumidor leva para ser efetivamente atendido pelo
    SAC?
  • Por que os consumidores estão enfrentando dificuldades para conseguir contato com a empresa?
  • Justificar o motivo da opção "9" (falar com o atendente) estar desativado, já que o consumidor é encaminhado para opção "estrela", em que o atendimento não se completa.
  • Qual o prazo de retomada dos sistemas de atendimento direto ao consumidor pelo primeiro men

À CNN, a Azul informou que aguarda ser notificada antes de comentar o assunto. A Gol também foi procurada e ainda não se manifestou.

Na semana passada, o Ministério da Justiça notificou a Itapemirim Transportes Aéreos, também conhecida como Ita, para explicar por que cancelou voos às vésperas do natal. A empresa alega que por "ajustes operacionais", o
Grupo Itapemirim suspendeu temporariamente todas as operações.

Fonte: CNN
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia