Saúde Respiradores

CPI da Covid pede indiciamento do Governador Rui Costa, do ex-secretário da Casa Civil, Bruno Dauster e de outras dez pessoas

A CPI apontou omissão dolosa na atuação de Bruno Dauster, ex-secretário da Casa Civil da Bahia, e de interferência no processo de contratação.

Por G7 Bahia

16/12/2021 às 20:16:53 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Na apreciação do último contrato pela CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, os deputados aprovaram voto divergente ao do relator Francisco do PT em relação à compra dos respiradores pelo Consórcio Nordeste e pediram o indiciamento do Governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa (PT), do ex-secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, além da Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e outras nove pessoas entre servidores do Consórcio, intermediadores e empresários, pela compra frustrada de respiradores pelo Consórcio.

Foram pagos quase R$ 50 milhões de dinheiro público pelos respiradores que nunca foram entregues. O deputado Kelps Lima (SDD) enfatizou que houve uma vultuosa diferença no preço de cada respirador e apontou indícios de fraude na execução do contrato, direcionamento na escolha da empresa e improbidade administrativa. Seu voto é acompanhado pelos dos deputados Getúlio Rego (DEM) e Gustavo Carvalho (PSDB), formando maioria.

O empresários indiciados são Cristiana Prestes Taddeo, Luiz Henrique Ramos Jovino (Hempcare Pharma Representações LTDA) e Paulo de Tarso Carlos (Biogeoenergy Locação e Fabricação de Equipamentos LTDA), além de Cleber Isaac Ferraz Soares, Fernando Galante, Valderi Claudino e o prefeito de Araraquara/SP, Edinho do PT.

Para Rui Costa (PT), presidente do Consórcio Nordeste e governador da Bahia, foi pedido o indiciamento por conduta negligente. A CPI viu ainda omissão dolosa na atuação de Bruno Dauster, secretário da Casa Civil da Bahia, e de interferência no processo de contratação, Carlos Gabas também foi indiciado. A CPI pede ainda o aprofundamento de investigações sobre envolvimento de Carlos Kerbes e Jorge Dauster.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia